notícias TABELA LICENCIAMENTO 2016

Com a antecipação do pagamento do IPVA este ano, o calendário da Secretaria da Fazenda não coincidiu com o calendário de licenciamento dos veículos. O prazo final para pagamento do IPVA com desconto é dia 31 de março, mas as datas finais para circular com o documento de 2015 variam conforme a placa. Veículos com placas de finais 1,2 e 3 podem circular com o documento de 2015 até 30 de abril. Placas com final 4,5 e 6 tem prazo até 31 de maio, finais 7 e 8 até 30 de junho, e 9 e 0 até 31 de julho.





O licenciamento, que é composto por IPVA, taxa de expedição, seguro obrigatório e multas vencidas, tem data limite para pagamento prevista no calendário do IPVA, e também varia conforme o final da placa. O proprietário deve ficar atento a essas datas (ver tabela).





Tomando como exemplo um veículo de placa XXX1234 (final 4): o proprietário deverá pagar todas as taxas do licenciamento até o dia 11 de abril, mas poderá circular com o documento de 2015 até 31 de maio. Caso tenha aproveitado o desconto e pago o IPVA antecipado, para receber o documento 2016, ele deve também pagar as demais taxas até as datas previstas no calendário.





Entrega do documento - O sistema do Detran/RS organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 poderão demandar maior tempo para serem confeccionados e entregues. O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2015 até o período estipulado no calendário de licenciamento.





Atualização de endereço - O Detran/RS também alerta aos proprietários de veículos que eles devem manter seus endereços residenciais atualizados nos bancos de dados da autarquia, o que garantirá o recebimento de todas as comunicações oficiais e, inclusive, do próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser alterada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município de registro do veículo, com apresentação de original e cópia do comprovante de residência. Os endereços dos CRVAs estão no site do Detran/RS.


- See more at: http://www.leouve.com.br/seguranca/transito/item/71514-prazo-para-circular-com-documento-2015-varia-conforme-a-placa-do-veiculo#sthash.WIXhEX8C.dpuf

Desenvolvido por Triacca Design Digital