O fim de semana foi marcado por uma intensa programação da Fenavinho 2025, e o grande destaque do domingo (18) foi o tradicional Desfile Cultural, que iniciou às 13h em frente à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e contou com a participação de diversas entidades e famílias que ajudaram a construir a história da região.
Entre os momentos mais emocionantes do desfile, a participação da família Anderle, representando a Anderle Transportes, trouxe à avenida a força do legado deixado pelos imigrantes italianos e a trajetória de um empreendimento que cresceu com trabalho, união e coragem.
A apresentação iniciou com Simone e Clara, mulheres da família de César Anderle, representando as novas gerações. Logo atrás, César e Mateus surgiram sentados sobre o icônico Jacaré, Scania Vabis modelo L 1976 simbolizando um dos primeiros caminhões da empresa, adquirido em 1963 com o apoio da esposa de Luiz Anderle, Fiorinda Ficagna Anderle. A imagem simbolizou o início de uma jornada movida por sonhos e persistência. Na sequência, dois caminhões, Scania e DAF, da atual frota da empresa desfilaram pela avenida, representando a força e a expansão da Anderle Transportes, que hoje atua em cinco estados brasileiros.
A história da família Anderle remonta a 1875, quando o patriarca da família migrou de Vignola Falesina, na região do Trentino, Itália, para a Colônia Dona Isabel, atual Bento Gonçalves. Domênico Anderle — abrasileirado como Domingos — foi um dos primeiros imigrantes a contribuir com o desenvolvimento local, participando da construção da Igreja de São Valentim e cultivando trigo, milho e videiras.
Com o tempo, a família se espalhou pelo Brasil, Argentina e Paraguai, mas manteve raízes profundas em Bento. Foi com o neto de Domingos, Luiz Anderle, que nasceu a Anderle Transportes, em 1963. Com visão de futuro, Luiz contou com o apoio da esposa Fiorinda para comprar o primeiro caminhão e deu início a uma história de sucesso. Com a entrada de Celso e César Anderle, filhos do casal, a empresa ganhou ainda mais força, ampliando sua atuação no setor de transporte.
Além do transporte de grãos, a vocação empreendedora da família floresceu em outras áreas: contabilidade, educação, construção civil, mecânica e tornearia. E mesmo com novos rumos, alguns descendentes ainda mantêm videiras centenárias, preservando o legado agrícola dos antepassados.
A apresentação encerrou com os versos do poeta Arnélio Roque Anderle, celebrando a perseverança e o espírito incansável da família:
“Que o segredo de progredir é começar,
que as portas do futuro estão abertas,
para quem sabe empurrá-las...
que longe vai quem acredita,
que só dá certo se tentar.”
A participação da Anderle Transportes no Desfile Cultural da Fenavinho foi uma verdadeira homenagem às raízes, ao trabalho árduo e à fé no futuro, emocionando o público e reafirmando o compromisso da empresa com a história e o desenvolvimento da nossa comunidade.
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, a Anderle Transportes realizou mais uma edição de um de seus eventos mais esperados do ano: o 18º Congresso...
Na última sexta-feira, 26 de setembro, o diretor da Anderle Transportes, César Anderle, marcou presença no 21º Congresso da Federasul, realizado em...
As exportações do agronegócio brasileiro para os Estados Unidos apresentaram queda de 17,6% em agosto, segundo dados divulgados na sexta-feira (12)...
Na última quinta-feira, representantes da Anderle Transportes estiveram presentes no Centro Administrativo da BRF, em Curitiba (PR), para participar...