notícias Apesar da redução na área, safra de trigo pode crescer 36% no RS

Com o fim da safra de verão, a atenção dos agricultores do Rio Grande do Sul volta-se para as culturas de inverno, principalmente para o trigo. Mesmo com uma perspectiva de redução de 19,88% da área plantada, a estimativa é de crescimento de 36,52% na produção do cereal em relação ao ano passado, segundo a Emater-RS.




Há semanas, o mercado dá sinais de pouca movimentação na procura por insumos, como sementes e adubos, indicando que a área a ser plantada deverá ser menor. Vários fatores contribuem para este cenário, informam os técnicos da Emater, como preços em baixa para o grão (-23,5% em relação ao ano passado), custos de produção (cerca de 15% mais altos do que no ciclo anterior) e incerteza climática, entre outros.





Realizada durante a segunda quinzena de abril, a pesquisa sobre a intenção de plantio para 2015 junto aos 247 principais municípios produtores de trigo, que cobrem 83% da área prevista, indica que a área de cultivo deve ser de 950 mil hectares, ante aos 1,180 milhão de hectares cultivados no ano passado, segundo o IBGE.




Importantes municípios produtores, como alguns localizados na região de Frederico Westphalen, por exemplo, registram percentuais expressivos de redução, ultrapassando os 25%. A região de Bagé, que compreende a Campanha e a Fronteira Oeste, é a única que indica crescimento de área para este ano (10,73%). O aumento pode ser explicado pelo forte avanço da soja nos últimos anos, o que induz à utilização do trigo na rotação de culturas.




Segundo a Emater, a produtividade média deve ficar em torno de 2,4 mil kg/ha, o que leva a uma produção total de 2,280 milhões de toneladas para o estado, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis. No ano passado, foi colhido 1,670 milhão de toneladas de péssima qualidade, justamente pelo clima desfavorável durante a fase reprodutiva e de formação de grão, destaca o órgão.




Fonte:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2015/05/apesar-da-reducao-na-area-safra-de-trigo-pode-crescer-36-no-rs.html

Desenvolvido por Triacca Design Digital